11 de out de 2011

Amber Route



O Amber Route é uma das bandas mais tangerinedreamamente pinkfloydianas que eu já ouvi. E isso é bom e é ruim. É bom porque o som híbrido que eles faziam bebia da fonte da fase áurea do Tangerine Dream e do Pink Floyd: os anos 70. E é ruim porque tem muita viúva por aí que se sente ofendida por isso e desce o pau sem dó nem piedade. Como não é o meu caso, costumo soterrar a banda de elogios.
O Amber Route foi formado na Califórnia em 1972 do encontro entre o pesquisador eletrônico Walter Holland e o multi-instrumentista Richard Watson.

          Walter Holland passando o som para um show do Amber Route em '74.








Richard Watson,Amber Route em '74


Lançaram dois discos apenas: Snail Headed Victrolas (80) e Ghost Tracks (83). Depois que a dupla acabou (em 82), Holland partiu para carreira solo e construiu uma boa reputação no cenário mais underground da música eletrônica. Hoje, os álbuns do Amber Route começam a conquistar o status cult que merecem, com um som mezzo espacial mezzo progressivo, intercalando longas suítes com músicas mais curtas, mas nem por isso menos viajantes. Tem gente que classifica o som deles como rock orgânico, outros dizem que são estripulias de astronauta junkie. Não é fácil categorizar, por isso prefiro dizer que o som é bom e que merece uma audição.
Já que não se acha nada deles no youtube, deixo uma faixa de um dos discos solo do Walter Holland como aperitivo. Também não se encontram os álbuns para baixar em lugar nenhum, daí eu ter feito o upload dos dois álbuns para justificar este texto. Eles vão ficar um tempinho à disposição, então não percam tempo e baixem logo.








Snail Headed Victrolas (80)


















1 - Snail headed victrolas
2 – When cries are photographed finally as ravens
3 – Martyrs
4 – Asteroid Joiroid


http://www.megaupload.com/?d=2D9AN72F

Ghost Tracks '83































1 – Fighting with the one-eyed Lord

2 – Don’t drink lemonade formaldehyde

3 – Before you

4 – Abyss of the birds

5 - Don’t drink lemonade formaldehyde (German Version)

 http://www.megaupload.com/?d=NJCAFDDH

por Marco Gaspari

2 comentários:

Herman disse...

Goste muito do som desse vídeo que voce postou,Siri.
Vou baixar os discos e conferir o tal de Amber Route,que como voce disse tem quase nada de material deles na internet....só aquí...hehehehe...Valeu!

Pra quem não sabe Marco Gaspari atende pelo pseudonimo de Sirigaita,o Siri da gaita.

Groucho KCarão disse...

Boa dica, hein?
Baixando! =]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...