25 de mai. de 2008

UFO – Strangers In The Night - 1979


A década de 70 realmente foi a época dos grandes lançamentos de álbuns ao vivo. O mitológico “Strangers In The Night” do UFO veio coroar toda uma carreira desta banda britânica, que amargou anos lançando ótimos trabalhos sem reconhecimento por boa parte do público e da crítica especializada.
A carreira do UFO começa em 1969 na cidade de Londres, sob o nome de Hocus Pocus, sendo que nesta época a música pesada estava em sua fase embrionária e a banda nem sabia direito que estilo seguir. O nome UFO, que originou-se a partir de um famoso clube de Londres, veio um pouco antes da banda lançar seu primeiro registro, sendo que o Japão e Alemanha receberam muito bem a banda, apesar do parco nível técnico de seus músicos.
O UFO realmente começou a ficar mais conhecido com a entrada do jovem guitarrista Michael Schenker, de estilo único e inconfundível. À partir daí conseguem uma boa gravadora e, devido a grande química entre seus membros, lançam realmente bons discos, que vieram a culminar neste seu oitavo álbum e primeiro ao vivo, “Strangers In The Night”, trazendo aí a formação clássica do UFO, tendo o vocalista Phil Mogg, Michael Schenker na guitarra, Paul Raymond também na guitarra e nos teclados, Pete Way no baixo e Andy Parker na bateria.
“Strangers In The Night” foi gravado durante a tour de promoção do álbum “Obssession” em duas apresentações nas cidades de Chicago e Louisville, ambas norte-americanas. E pelo fato de já terem inúmeros bons discos que continham ótimas canções, o repertório final deste álbum acabou sendo uma excelente compilação ao vivo reverenciada até os dias de hoje. Detalhe: nesta tour o UFO abria os shows do Blue Oyster Cult.
UFO despejou suas músicas numa platéia muito receptiva e as faixas ao vivo acabaram por eclipsar as versões de estúdio, contendo algumas diferenças nos arranjos (cortesia de Schenker) e mais distorção nas canções. Aí estão faixas como “DoctorDoctor”, “Rock Botton”, as fortes e melódicas “Mother Mary”, “This Kid”, “Shoot Shoot” e a arrasa-quarteirão” Let It Roll”. “Natural Thing” apresenta um solo magistral, a bem pesada “Lights Out“ ficou ainda mais contagiante, e por aí vai, clássico sobre clássico.
Infelizmente, internamente a situação ia da pior maneira possível. Drogas, bebidas, conflitos de ego entre vários de seus membros. Michael Schenker, que fez fama com o gênio, extravagâncias e um estilo de tocar guitarra que ganhou respeito de toda uma geração, acaba por deixar a banda e montar outro projeto chamado MSG anos depois.
“Strangers In The Night” é considerado um dos álbuns ao vivo mais inspirados do rock n´roll e representa perfeitamente a essência do UFO em sua melhor e mais ruidosa fase. E o que é melhor: a sinergia da banda era tão boa ao vivo que não houve necessidade de medicar este registro com correções infinitas no estúdio, ou seja, é um verdadeiro disco ao vivo.

Faixas:
01. Natural Thing
02. Out In the Street
03. Only You Can Rock Me
04. Doctor Doctor
05. Mother Mary
06. This Kid's
07. Love To Love
08. Lights Out
09. Rock Bottom
10. Too Hot to Handle
11. I'm a Loser
12. Let It Roll
13. Shoot Shoot

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...