11 de dez de 2011

Stevie Ray Vaughan - Desvendando Montreux '82

A apresentação de SRV no Festival de Montreux de 1982,foi o maior show de sua carreira.

O convite veio do renomado produtor Jerry Wexler,mas sem dinheiro para a viagem,a banda até então só tocava em bares,consegiu com um grupo de empresários um empréstimo de 15 mil dólares e seguiu viagem.

E foi isso que aconteceu,mas não sem que Vaughan tenha sido obrigado a passar por uma prova de fogo,que está imortalizada nesse disco ao vivo.

O volume muito alto da guitarra de SRV,em uma noite em que os shows anteriores foram todos acústicos ou o estranhamento do público ao ver um branco com chapéu de cowbói tocando blues,a verdade que as vaias duraram toda a apresentação e foram mais altas do que se ouve na gravação.

Mas o que mais abalou Vaughan foi o fato de estar programada uma jam comLarry Graham,onde tocariam Johnny B. Goode,e por ter sido vaiado não ouve o bis,e pior,quando sairam do palco passaram pelo camarim da outra banda e lá estava Graham passando a música com eles!
Isso foi um insulto maior ainda.
 

Montreux iria também levar Vaughan a aparecer em um grande disco pop que aumentou sua reputação,mas até mesmo esse sucesso foi um brutal rito de passagem.

David Bowie,a atração principal do festival,ficou fascinado com a apresentação do guitarrista e o convidou para tocar no álbum Let's Dance.
"Pelo que entendi,Bowie estava procurando alguém que tocava este estilo,e fui o escolhido.Eu não sabia como me encaixaria,já que não tinha ouvido o material e não fazia a m´nima idéia de como eram as músicas.Eu sabia que tipo de R'n'B David gostava,porque conversamos sobre isso" disse SRV na Guitar Player em agosto de 83.

A verdade é que ele fez solo sobre solo,e tocou notas que ninguém jamais sonharia que funcionariam naquelas músicas e em pouco tempo se tornou o parteiro do som que ficou soando em meus ouvidos o ano inteiro,disse David Bowie.
Depois de alguns ensaios para a turne,Vaughan acabou se desligando da banda de Bowie por causa de restrições que era obrigado a seguir por contrato.

Após a recusa de continuar tocando com Bowie,e com a credibilidade em alta,recebeu o convite do músico Jackson Browne para usar seu estúdio na Califórnia,onde Vaughan gravou em 83 o seu primeiro disco com a gravadora Epic,o Texas Flood,fortemente influenciado pelo som de Hendrix,Buddy Guy e Albert Colins.


O álbum foi indicado a dois Grammy,melhor gravação de blues tradicional e melhor rock instrumental para a música Rude Mude.

Estou postando na sequência o show em Montreux de 1982,o álbum Texas Flood de 1983,um pirata soudboard dos ensaios para a turne com David Bowie que nunca aconteceu,o David Bowie & Stevie Ray Vaughan – Dallas Moonlight (1983),e por fim o Let's dance também do Bowie com SRV na guitarra.


Stevie Ray Vaughan - Live At Montreux 1982 
Hide Away
Rude Mood
Pride and Joy
Texas Flood
Love Struck Baby
Dirty Pool
Give Me Back My Wig
Collins Shuffle

CD

Texas Flood (1983)
1. Love Struck Baby
2. Pride and Joy
3. Texas Flood
4. Tell Me
5. Testify
6. Rude Mood
7. Mary Had a Little Lamb
8. Dirty Pool
9. I’m Crying
10. Lenny

CD

David Bowie & Stevie Ray Vaughan – Dallas Moonlight (1983)
Disco 1

1. Star
2. Heroes
3. What In The World
4. Look Back In Anger
5. Joe The Lion
6. Wild Is The Wind
7. Golden Years
8. Fashion
9. Lets Dance
10. Red Sails
11. Breaking Glass
12. Life On Mars
13. Sorrow
14. Cat People (Putting Out Fire)
15. China Girl
16. Scary Monsters (Super Creeps)
17. Rebel Rebel
18. I Can’t Explain
19. White Light White Heat

CD


Disco 2

1. Station To Station
2. Cracked Actor
3. Ashes To Ashes
4. Space Oddity
5. Young Americans
6. Soul Love
7. Hang Onto Yourself
8. Fame
9. TVC15
10. Stay
11. Jean Genie
12. Modern Love

CD


Let's Dance (David Bowie 1983)

01. Modern Love
02. China Girl
03. Let’s Dance
04. Without You
05. Ricochet
06. Criminal World
07. Cat People (Putting Out Fire)
08. Shake It
09. Under Pressure


CD
 senha: muro

Um comentário:

VGS disse...

Ótimo post! Não sabia da existência dessas gravações do Dallas Moonlight! Obrigado mesmo, só faltou a senha do zip do Dallas Moonlight, estou ansioso para ouvir aqui já, haha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...