3 de set. de 2009

Captain Beyond - Sufficiently Breathless (1973)




O Captain Beyond tem apenas três albúns lançados e entre si bem diferenciados: o primeiro de 1972, auto-intitulado, é um clássico do Hard Rock setentista sem sombra de dúvida; Sufficiently Breathless é o segundo, mais experimental, se trata de um Hard Progressivo Latinizado, extremamente interessante; e o terceiro, Dawn Explosion, menos intenso e muito abaixo da qualidade dos anteriores.
Banda formada simplismente por um ex-integrante do Deep Purple (Rod Evans), dois ex- integrantes do Iron Butterfly (Lee Dorman e Rhino) e o baterista Bobby Caldwell (ex-integrante da banda de Johnny Winter e futuro Armageddon, com Keith Relf). Com a saída de Caldwell depois do primeiro álbum, entram Rodrigues, Garcia e Wynans para a gravação deste álbum.
Sufficiently Breathless abre o álbum, com uma levada bem folk, sendo um pouco entediante pela pouca variação que possue, mas com um belo vocal de Rod Evans; em seguida Bright Blue Tango, já mostrando bem o lado latino da coisa, mas não perdendo nem um pouco o caráter rock do som, o resultado é fantástico, percussões interessantes, grande performance de Rhino (nada de "datilógrafos" da guitarra, somente a nota certa no momento certo) e grandes riffs compostos por Lee Dorman (que por sinal compôs o albúm inteiro); Drifting In Space soa mais latina ainda, com percurssões, piano elétricoe guitarras soando um pouco Santana.
Evil Men, grande faixa, começando pela bela guitarra de Rhino e o Baixo de Lee Dorman viajando junto... e um riff matador, sempre com numa pegada bem latina, com poucos excessos, resultando em um som extremamente original; em Starglow Energy o lado latino é deixado de lado por um tempo, é a faixa mais progressiva, com piano e orgão abrindo o som, Rod Evans lembra um pouco Greg Lake dos tempos de In Wake Of Poseidon, no meio da faixa rola um riff que lembra muito Thin Ice do Pink Floyd (1977...), destaque novamente para as guitarras de Rhino, com um solo muito expressivo; Distant Sun se inicia com um riff muito bom e descamba novamente para o lado latino, mas com destaque para o piano elétrico de Reese Wynans e as percussões de Guille Garcia, que a primeira vez que ouvi não entendi muito, mas em outras audições perccebe-se a genealidade desse grupo! Voyages Of Past Travellers trata-se de um space-rock com um vocal desacelerado, ficando bem grave, até hoje não entendi o que que esse vocal fala... ? Fecha-se o albúm com Everything's A Circle, o mais descarado rock-latino do álbum, agora soando muito mais como Santana, percussões, guitarras, baixo, mas contendo alguns riffs influenciados pelo seu primeiro álbum... mas em suma, é um álbum fantástico!

1.Sufficiently Breathless 5:16
2.Bright Blue Tango 4:13
3.Drifting In Space 3:13
4.Evil Men 4:52
5.Starglow Energy 5:04
6.Distant Sun 4:43
7.Voyages Of Past Travellers 1:46
8.Everything's A Circle 4:14


http://rapidshare.com/files/103103904/cb_-_1973_-_sb.rar

2 comentários:

SpaceWagner disse...

Cara, muito bom isso daí!!

Valeu por disponibilizar o download!! e muito boa a descrição!

Queria aproveitar para divulgar meu blog, onde posto downloads de música de vez em quando, mas tb posto textos sobre temas gerais.

www.spacewagnercostaacosta.blogspot.com

Obrigado!!!

Wagner

Anônimo disse...

thanks - steve

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...