22 de jun. de 2008

Discos que me influenciaram

A idéia desse post é mostrar alguns plays que marcaram minha vida.... a coisa é
assumidamente pessoal,não tenho a pretenção com isto estabelecer "verdades absolutas", mas apenas demonstrar um pouco de meu "histórico roqueiro"...

1. Black Sabbath – Paranoid Foi o primeiro disco do grupo que comprei, marcou pelo peso do disco, os "riffs" impressionantes de Iommy.O disco já começa com "War Pigs", isso que é música, e depois nada mais que a faixa-título: "PARANOID". Eu desconheço um ser vivo que nunca tenha ouvido essa música...enfim o bom e velho Black Sabbath.
http://isohunt.com/torrent_details/44783933/Black+Sabbath+Paranoid?tab=summary

2.Led Zeppelin – IVO que dizer do quarto álbum do Zeppelin? Bom, esse é o famoso disco que traz “Stairway To Heaven” e a música “Rock ’n’ Roll”, outras duas campeãs de “repeat” do meu som logo que entrei na adolescência. Ok, ok, sei que é super clichê falar que gosta de “Stairway To Heaven”, mas eu não estou nem aí e reassumo que essa música foi fundamental para mim. Ao mesmo tempo em que ela é triste (pela sua letra e também pelos arranjos do começo), também tem uma
virada sensacional da metade para frente até explodir em um solo melancólico e introspectivo, na linha que uma seqüência de notas vale mais do que mil palavras, ok,a escolha mais clichê em se
tratando de Led Zeppelin. Embora ame o punch do “II”, este aqui é o que contém os maiores clássicos da banda. E por isso fica como representante do legado imensurável destes magos britânicos.

3.Deep Purple Made in JapanSempre gostei de ao vivo,e pra minha sorte esse foi o primeiro que ouví,e realmente não é exagero nenhum considerar “Made In Japan” como um dos maiores discos ao vivo da história do rock. Tanto é que existe um volumoso número de pessoas que vai mais longe, dizendo não ser esse “um dos
melhores” ao vivo, mas “o melhor” álbum ao vivo da história do rock. Opiniões à parte, o fato é que esse registro mostra o Deep Purple no auge de sua forma técnica e criativa, fato que pode ser verificado até mesmo nas várias improvisações que a banda faz no decorrer do disco.

4.Rainbow - On StageNa esteira do Purple, vim a descobrir o Rainbow,consegui emprestado o ao vivo “On Stage”. Vim a conhecer um Blackmore mais maduro, mais melódico, mas ainda arrebentando nos improvisos, e contando com a ajuda mais do que especial do mestre Cozy Powell,e do Dio, em sua melhor fase.
Como já devem ter percebido, tenho um (grande) fraco por discos ao vivo, onde quem é fera de fato faz a diferença e mostra a que veio.

5.Whitesnake-Live in the Heart of the CityMais um ao vivo...e também veio na sequência da descoberta do Purple,um duplo que capta a banda em plena forma,com um Coverdale já maduro e ainda sem se render ao mercado americano e contando com Ian Paice e Jon Lord e músicas excelentes esse play quase furou de tanto que tocou em casa.

6.Rush – Exit... Stage LeftO Rush talvez tenha sido, na época, a banda que mais abriu minha cabeça para o que era música. A variedade das composições, a musicalidade, o instrumental, tudo me fascinava. E ainda me fascina.

7.Jethro Tull – Aqualung O Jethro foi a primeira banda que me fez prestar maior atenção nas letras. E se o Aqualung não fizer você pensar, dificilmente algum outro vai fazer.

8.AC/DC – Let There Be RockHard rock visceral. Bruto, provocante, pegajoso e convidativo, como todos do AC/DC. Banda seminal, carreira brilhante, ídolos de todo bom rocker. Angus Young, este possesso “riff maker”.
Bon Scott, ah! Bon Scott. Muito pouco o que se dizer, apenas ponha “Let There Be Rock” no som e deixe a música falar por si.
http://isohunt.com/torrent_details/42580726/AC%2FDC+Let+There+Be+Rock?tab=summary

9.Kiss - Creatures of the nightQuando ouví "Love it loud",pirei e fui atrás do disco que a continha. Nele descobri outros clássicos: "Creatures of the night", "I still love you", "Killer" e "War machine". O estrago estava feito, o roquenrol já estava no sangue e ali ficaria para o resto da minha vida. O Kiss – com esse disco em particular – acabou moldando o meu gosto musical e me salvando da mediocridade das FMs da vida!http://isohunt.com/torrent_details/16285647/Kiss+Creatures+of+the+night?tab=summary

10. Iron Maiden - Live after death Aquela caveira saindo de um túmulo me chamou a atenção e resolvi comprar aquele disco duplo ao vivo que tinha acabado de sair.
O discurso de Churchill no ínicio já me deixava arrepiado e "Aces
high" se encaixava perfeitamente com ele. Com a banda no auge da forma e emendando um clássico atrás do outro, não havia como não curtir o disco, certamente um dos que mais ouvi na vida. Quem diria que alguns anos depois eu teria oportunidade de ouvi-lo praticamente inteiro ao vivo!
http://isohunt.com/torrent_details/42906984/Iron+Maiden+Live+after+death?tab=summary

Obs.: Os discos não seguem uma ordem cronológica ou de preferência.
E postei apenas 10,mas é uma lista que poderia ter mais uns 30 discos.
Os links dos discos estão em arquivo torrent.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa essa lista Hermam, só tem coisas indispensáveis, aliás gostaria de dizr que assim como vc o Creatures of The Night foi o disco que me apresentou ao mondo do Hard / metal, A partir dai descobrir outras maravilhas foi rápido.

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...