31 de dez. de 2008

“Grand Funk Railroad: We’re An American Band - 1973”

O Grand Funk Railroad sempre foi criticado pelo seu patriotismo extremo à terra do tio Sam. Ao mesmo tempo em que algumas letras mostravam as vantagens de ser um cidadão americano, em certos momentos a banda também desprezava certas atitudes do governo e por vezes atacava de gospel (no que se refere as letras). We're An American Band (nós somos uma banda americana), não só marca o ponto mais alto na carreira do Grand Funk, como também serviu como um divisor de águas em sua trajetória.
Desde os primeiros dias em Flint, uma pequena cidade de Michigam, o Grand Funk era comandado pelo companheiro de banda (quando eles ainda se chamavam The Pack e mais tarde Terry Knight & The Pack), Terry Knight, que como manager tinha uma atuação semelhante ao coronel Parker (empresário de Elvis Presley). Knight teve o Grand Funk em suas mãos durante 4 anos, mandando e desmandando, produzindo e empresariando até a sua demissão em 1972.
Todos na banda deixaram bem claro que Terry Knight foi uma peça essencial nos primeiros anos do Grand Funk, porém a sua interferência passou dos limites quando as suas opiniões atingiam em cheio o lado musical. Em 1972 o Grand Funk, no auge de sua popularidade planejava um album que além de não incluir Knight em sua produção, a inclusão de um tecladista que viria ser Craig Frost, que em 1969 fora demitido do Grand Funk por Terry Knight por motivos exclusivamente pessoais. Frost já havia participado como convidado do album anterior, "Phoenix", o primeiro sem contar com a produção de Terry Knight, e em We're an Americam Band ele voltaria a ser um integrante fixo.

Livre de Knight a banda contratou Todd Rundgren para a produção e durante dois meses se trancaram no Criteria Studios em Miami. Em julho de 73 We're An American Band chega as lojas, tendo as 3.000 primeiras cópias lançadas com a capa dourada e o vinil amarelo (uma raridade hoje em dia). Músicas como a que dava o nome ao disco, "Stop Lookin' Back", "Creepin'", "The Railroad" entre outras, fizeram do album um sucesso imediato chegando ao segundo posto nas paradas americanas. Até os dias de hoje "We're an American Band" já ultrapassou a vendagem de 20 milhões de cópias e no ano passado teve uma re-edição comemorativa de 25 anos lançada em cd. trazendo a capa dourada.
Faixas:
01.We're An American Band
02.Stop Lookin' Back
03.Creepin'
04.Black Licorice
05.The Railroad
06.Ain't Got Nobody
07.Walk Like A Man
08.Loneliest Rider


http://rapidshare.com/files/84673064/Grand_Funk_Railroad_-_1973_-_We_re_An_American_Band.rar

Um comentário:

Sr.Quinta disse...

Parabéns pelo blog, que a chama do Rock nunca se apague.

http://tapanozouvido.blogspot.com/

Abs. Ricardo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...