30 de abr. de 2009

Biglietto per L'Inferno - Biglietto per L'Inferno (1974)



Um reconhecido e cultuado clássico do prog italiano nos anos 70, este Biglietto per L'Inferno tornou-se artigo muito procurado e raro pelo fato de ter sido o único álbum lançado pela banda na época e por um selo pequeno, sendo assim muito difícil adquiri-lo fora da Itália durante muito tempo.
O som traz um mescla de prog sinfônico e suave hard rock em agradáveis doses que aproxima-se bastante dos primeiros discos de seus conterrâneos do Rovescio Della Medaglia, do Metamorfosi ou da mais conhecida PFM, como é o caso da faixa Ansia.
O álbum é cantado em italiano e Claudio Canali tem destaque pela flauta e por sua bela voz. As vocalizações algumas vezes lembram a dramaticidade e portamento de David Byron (Uriah Heep), com registro para médio/agudo. O correto é dizer que Byron, com ares de ópera, era que cantava à moda da escola italiana. Com dois tecladistas, sons de hammond e moog são dominantes, a guitarra com distorção grave em alguns momentos soa como se tivesse um leve flanger ou phaser.
O disco é bem variado, alterna constantemente partes lentas e tranquilas com temas mais densos ou rápidos. Ansia e a emotiva Una Strana Regina são as faixa mais suaves do álbum. L'amico suicida é sombria. Minha favorita fica por conta de Il Nevare, viajante, com um refrão mais forte.
Quer saber porque este álbum é considerado por alguns uma obra-prima do progressivo italiano? Então dê uma conferida e tire as próprias conclusões.

1.Ansia - 6:07
2.Confessione - 8:07
3.Una Strana Regina - 7:20
4.Il Nevare - 5:48
5.L'amico Suicida - 14:45
6.Confessione (instrumental) - 3:57

http://rs8.rapidshare.com/files/17412617/biglieto_per_l_inferno_2_lp.rar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...