4 de mai. de 2009

Dixie Dregs - Dregs Of the Earth (1980)

Passados quase 30 anos desde seu lançamento, “Dregs Of the Earth” permanece atual e ainda surpreende. Formada na metade dos anos 70 no sul dos Estado Unidos, o Dixie Dregs chegava ao seu quinto trabalho com Steve Morse (guitarra), Andy West (baixo), Allen Sloan (violino), Rod Morgenstein (bateria) e T Lavitz (teclados) e cheio de expectativas e otimismo.

Haviam causado um furor histérico no prestigiado Montreux Jazz Festival na Suíça com seu som característico, uma mistura de Mahavishnu Orchestra, Allman Brothers , Marshall Tucker Band, Mozzart, Bach, country, jazz e rock’n roll, mas não conseguiam ultrapassar as barreiras comerciais naturalmente impostas a musica instrumental. Apesar do prestígio e respeito conseguidos através dos inúmeros shows, conviviam com o eterno fantasma de perder sua gravadora por vendas inexpressivas.

Acreditando em seu potencial e evitando interferências e pressões vindas por parte dos executivos a fim de tornar o formato mais comercial, a banda literalmente detonou todo seu virtuosismo e bom gosto em oito faixas impecáveis. Músicas em estilos variados, harmonias complexas e imprevisíveis, solos criativos, timbres perfeitos numa produção genial a cargo de Steve Morse.

Cinco músicos em seu habitat natural brincando de fazer arte, tornando-se impossível eleger qualquer um deles como foco principal ou destaque. Tradicionalmente no Dixie Dregs havia espaço para todos brilharem, mas esta peculiariedade foi exacerbada neste trabalho. Em virtude disto, foram aclamados pela crítica especializada, chegando a ganhar o prêmio Grammy pela melhor performance instrumental dos álbuns de rock daquele ano. Steve Morse foi eleito o melhor guitarrista do ano pela revista Guitar Player. Andy West, o melhor baixista, Rod Morgenstein, o melhor baterista pela Modern Drummer,T Lavitz, o melhor tecladista. Premiações merecidas que ajudaram a divulgar e dar uma sobrevida aos projetos da banda por alguns anos.

Reconhecimento ainda que tardio, somente agora o Dixie Dregs começa a ser descoberto e entendido por milhões de fãs graças a Steve Morse e seus serviços prestados ao Deep Purple. Infelizmente o resto do time não teve a mesma sorte.

Sintetizando: existe muito mais no mundo da música do que simplesmente três acordes básicos e boas capas.... O Dixie Dregs foi uma prova disto!!!


DREGS ON THE EARTH [1980]
Faixas:
01. Road Expense
02. Pride O’ The Farm
03. Twiggs Approved
04. Hereafter
05. The Great Spectacular
06. Broad Street Strut
07. I’m Freaking Out
08. Old World

Formação:
Steve Morse (Guitarras, banjo, pedal steel)
Andy West (Baixo)
Allen Sloan (Violino)
Rod Morgenstein (Bateria e Percussão)
T Lavitz (Piano, Teclados e Sintetizadores)

http://www.badongo.com/file/3471170

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...