14 de ago de 2008

Aja - Steely Dan (1977)

Corria o ano de 1977 e o panorama musical era dominado pelo disco sound quando saiu AJA, um álbum que fugia a toda a norma. Os responsáveis pela façanha chamavam-se Steely Dan, um grupo musical - ou melhor, um conceito - composto por Donald Fagen e Walter Becker. Não há palavras para descrever o tipo de música que faziam, mistura complexa de rock, jazz, funk, blues e pop a que se juntavam letras bem elaboradas, com um travo sarcástico, e uma execução técnica irrepreensível. Nunca se tinha ouvido nada assim. Com o passar do tempo AJA viria a tornar-se um álbum antológico.AJA é composto por sete temas de primeira água. Não há uma composição menor, menos conseguida ou que deixe a sensação de estar ali para "encher". Black Cow, Aja, Deacon Blues, Peg, Home at Last, I Got the News e Josie - qualquer um deles é candidato a um lugar num top intemporal. E, na verdade, AJA alcançou o 3º lugar do top five dos EUA com mais de um milhão de cópias vendidas, ganhou um Grammy e está incluído no ranking dos 500 melhores álbuns de sempre da Rolling Stone. A sua história foi documentada na séria da Tv americana Classic Albums.
Trata-se de um álbum exclusivamente de estúdio; só desse modo poderia ser posto em prática o perfeccionismo de Fagen e Becker. Toda a produção se revestiu de extremo cuidado, desde o grafismo escuro, com base numa foto tirada pelo próprio Becker, até aos arranjos musicais. Para além dos dois autores, responsáveis pelos teclados e guitarras, juntaram-se a este projecto músicos da estirpe de Larry Carlton, Lee Ritenour, Wayne Shorter, Steve Gadd e Michael McDonald, entre muitos outros.
Estando assim a qualidade musical assegurada - os músicos realizavam numerosas takes para se conseguir uma interpretação satisfatória aos olhos de Fagen e Becker - a qualidade sonora não era esquecida. Foi dada especial atenção ao registo sonoro de cada instrumento, à sua fidelidade, características e detalhe. Na mistura é, assim, possível ouvi-los distintamente, um pouco ao contrário da moda da época, onde predominavam as grandes massas sonoras indiferenciadas. O som quente e seco, sem eco nem reverberação, tornou-se a imagem de marca dos Steely Dan.
Faixas:
01. Black Cow
02. AJA
03. Deacon Blues
04. Peg
05. Home at Last
06. I Got the News
07. Josie
Steely Dan: Donald Fagen (vocals, keyboards); Walter Becker (guitar).Additional personnel includes: Larry Carlton, Lee Ritenour, Dean Parks (guitar); Tom Scott (tenor saxophone, lyricon); Wayne Shorter, Pete Christlieb (tenor saxophone); Plas Johnson (horns); Victor Feldman (keyboards, vibraphone, percussion); Joe Sample, Michael Omartian (keyboards); Chuck Rainey (bass); Paul Humphrey, Bernard Purdie, Steve Gadd (drums); Tim Schmit, Clydie King, Michael McDonald (background vocals).
http://rapidshare.com/files/130946936/Steely_Dan_-_Aja__1977_.rar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...