29 de ago. de 2009

Begnagrad - Konzert For a Broken Dance (1982)



Uma das características mais fascinantes do chamado Rock in Opposition é sua capacidade ímpar de absorver não apenas formações de diferentes partes do mundo, mas sobretudo de integrar tradições musicais autóctones no âmbito da música de vanguarda. Desde o início do movimento, bandas como Univers Zero (Bélgica), Samla Mammas Manna (Suécia) ou Stormy Six (Itália) trabalharam, com extraordinários resultados artísticos, texturas sonoras de seus países num contexto 'avant-garde'; o mesmo ocorre com o trabalho desta banda eslovena.
O Begnagrad iniciou suas atividades em 1976 na cidade de Ljubljana, capital da Eslovênia; seu primeiro disco, intitulado Tastare (gravado em 1977-78, mas lançado apenas em 1992), mapeia o trabalho desenvolvido pelo grupo entre 76 e 78, se caracterizando por uma sonoridade complexa e melódica, com farta presença de elementos da música folclórica eslovena, numa abordagem que lembra bastante os álbuns do Samla Mammas Manna e do Stormy Six. Todavia, em Konzert For a Broken Dance (lançado originalmente na Eslovênia em 1982, pela gravadora local Zalozba), percebem-se nítidas mudanças: a banda ganha bastante em peso e agressividade, com fortes traços de free-jazz e música erudita contemporânea, num contexto que se aproxima dos trabalhos mais radicais do Henry Cow. Os elementos étnicos continuam tendo ampla e significativa presença, mas agora inseridos num contexto sombrio e muito mais complexo. Uma instrumentação mais elétrica, com guitarras distorcidas e bateria, contribui para uma atmosfera algo caótica, numa curiosa mescla com o caráter celebratório e espirituoso da tradição musical balcânica.
Em suma: Konzert For a Broken Dance é uma obra-prima, uma fusão sublime entre a genial psicose vanguardista do R.I.O e um sério trabalho de recuperação das tradições musicais centro-européias, numa eloquente e autêntica demonstração de como o velho e o novo podem se conjugar para estabelecer o ETERNO.

1.Romanticna - 4:29
2.Pjanska - 3:09
3.Bo Ze (Ce Bo) - 4:11
4.Cosa Nostra - 7:10
5.Narodna / Kmetska - 5:51
6.Cocn Rolla - 5:31
7.Zvizgovska - 5:00
8.Jo di di Jo - 0:25
9.Tazadnatanova - 8:22


http://rapidshare.com/files/26279881/begnagrad_-_konzert_for_a_broken_dance.rar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...